SOBRE NÓS
Design for Change chegou a Portugal em 2011 com a esperança de contribuir para a evolução da educação.
A organização sem fins lucrativos, Associação High Play, liderou o programa do Design For Change, no âmbito da sua preocupação social em desenvolver projetos educativos que proporcionam a crianças e jovens experiências pedagógicas que aliam a diversão ao desenvolvimento de competências comportamentais e à transmissão de valores que considera fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos futuros adultos da nossa sociedade.
Ao longo destes anos, O Design For Change tem sido promovido pelas escolas de todo o país, tendo já envolvido mais de 21 000 estudantes de diversas instituições escolares.
ASSOCIAÇÃO HIGHPLAY INSTITUTE

O trabalho realizado nas empresas trouxe um desafio acrescido ao High Play Institute: levar o treino de competências ao público jovem. Surge assim em dezembro de 2009 a Associação High Play, que, sob a égide da marca High Play®, traduz o compromisso e a estratégia de responsabilidade social da consultora.
A Associação High Play desenvolve projetos educativos que proporcionam a crianças e jovens experiências pedagógicas que aliam a diversão ao desenvolvimento de competências comportamentais e à transmissão de valores que consideramos fundamentais para o sucesso pessoal e profissional dos futuros adultos da nossa sociedade.
A metodologia utilizada e o objetivo de formação comportamental que caracterizam os nossos projetos permitem às empresas o desenvolvimento de projetos inovadores ou mesmo a introdução de fatores complementares em atividades que já existam no contexto das suas estratégias de sustentabilidade / responsabilidade social.
Atualmente na Associação High Play, destaca-se a dinamização do Design for Change Portugal, um projeto que promove o empreendedorismo e a intervenção social através do papel ativo de jovens que são desafiados a intervir e melhorar a vida na sua comunidade, enquanto aprendem a sentir-se capazes e competentes!
FILOSOFIA E VALORES
Durante muito tempo, a educação acreditou que as crianças são o futuro, que 'Um dia' irão crescer e tornar o mundo um lugar melhor. E na espera de que 'um dia' chegue, a educação adiou a promessa que fez aos seus filhos para ajudá-los a se tornarem cidadãos criativos, proativos, solidário e responsáveis. Isto resultou nas crianças, graduando-as com a mentalidade de 'Não podem'.
- Cada criança é importante!
- Abraçamos todas as culturas, religiões, causas, línguas, gêneros e idades.
- Estamos definitivamente comprometidos com a busca de “contagiar” todas as crianças do mundo com o poder do "EU POSSO".
- Estamos otimistas de que o mundo pode ser um lugar melhor e a mudança é possível.
- “Se não nós, então quem? Se não agora então quando?”
METODOLOGIA
A metodologia Design for Change é baseada em quatro fases de trabalho elaboradas pela DFC Global: FEEL, IMAGINE, DO e SHARE (FIDS, na sigla em inglês).
A estrutura do FIDS é um processo de design thinking simplificado que é construtivo, adaptável e replicável. Este processo de FIDS de 4 etapas leva os alunos a compreender as situações com empatia, imaginar soluções e colocar essas soluções em ação.
A estrutura do FIDS ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para o século XXI nas crianças, desenvolve suas competências sociais e emocionais e promove habilidades de empregabilidade.
Ao realizarem um projeto DFC, essa aprendizagem ficará mais facilmente registada na sua memória e eles poderão aplicá-la em qualquer situação; “já que o ser humano só consegue lembrar entre 10 e 30% do que ouve, e se ele colocar em prática, esse indicador sobe para 90% (Cone of Learning Theory (Edgar Dale, 1946).”

Sente
“Esta etapa começa por desafiá-lo a parar e "entender" a situação antes de saltar para a"resolver".
Por que isso é importante?
Desenvolve EMPATIA.
Quando deseja planear uma melhor solução, precisa de passar da 'suposição' para 'intuição' - isto acontece quando se envolve com o outro e projeta soluções 'COM', em vez de 'PARA' ele.

Imagina
Este passo desafia-o a fazer um brainstorm de soluções para melhorar, enriquecer e mudar a experiência de quem é atingido pelo problema.
Por que isso é importante?
Desenvolve ÉTICA .
Quando opta por oferecer uma solução para resolver o problema de alguém, a situação pede que assuma a 'responsabilidade' pela mesma. Essa mentalidade ajuda-o a acreditar que NÃO está sózinho, a mudança É possível e VOCÊ pode conduzi-la!

Faz
Este passo desenvolve a habilidade de criação e a capacidade de agir em tempo útil.
Por que isso é importante?
Desenvolve EXCELÊNCIA.
A 'ação' que segue a 'intenção' resulta no 'impacto' desejado. Além disso, o foco no detalhe permite que a ação melhore a 'qualidade' da experiência, construindo um hábito de excelência.

Partilha
O passo final é “partilhar' - cultivando a mentalidade Eu Posso.
Por que isso é importante?
Desenvolve ELEVAÇÂO.
Elevação é a diferença entre 'competir' com os outros para 'completar' os outros. Inerente a esta etapa está a crença de que o espírito 'EU POSSO' oferece esperança e inspiração para novas mudanças. Vá em frente, seja um contador de histórias e inspire com confiança os outros a 'Serem a Mudança'!
DFC Global
O Design for Change começou em 2009, através da Riverside School em Ahmedabad, Índia.
Kiran Bir Sethi é a sua fundadora e com a sua energia conseguiu de uma simples escola doméstica, criar um Movimento de Mudança, fazendo-o chegar a mais de 300.000 escolas e mais de 70 países em todo o mundo.
Este movimento que se inspira nos ensinamentos de Mahtma Gandhi acredita que as crianças têm o poder de mudar o Mundo e serem protagonistas na construção de um Mundo melhor. Desta forma torna-se o maior movimento global de crianças e jovens que impulsionam a mudança em suas próprias comunidades ao liderar o espírito “EU POSSO”.
DFC é reconhecido pelas Nações Unidas como uma organização motriz, assim como por muitas outras instituições internacionais ligadas à educação.

IMPACTOS E ESTUDOS
Design For Change tem conduzido estudos contínuos para reafirmar o impacto da abordagem FIDS no desenvolvimento holístico das crianças.
Um dos exemplos é a iniciativa do DFC, junto com o The Good Project, uma pesquisa do Projeto Zero na Harvard Graduate School of Education, que conduziu um estudo para verificar o impacto do DFC no desenvolvimento de empatia e solução de problemas.
- Participantes demonstram habilidades criativas superiores
- Os alunos aprendem habilidades e atitudes do século 21
- O envolvimento do professor melhora
- Percepções dos pais tornam-se positivas
- Mudanças de comportamento da comunidade
- Ocorre uma mudança positiva significante sustentável
- A auto-eficácia dos alunos aumenta significativamente
- Crianças tornam-se mais colaborativas
Os resultados deste e de mais estudos internacionais, comprovam que: